Há um tempo atrás criei uma conta no Twitter para acompanhar algumas personalidades do mercado financeiro que postam opiniões diárias por lá. No entanto, me surpreendi como essa euforia contagiou a bolsa de valores.

Existem algumas pessoas que parecem até mesmo “torcedoras” das ações, um absurdo completo.

Estamos em um Mercado de Alta, isso é um fato, com diversas ações subindo 10%, 20% ou até 30% em um mês. O problema é que isso faz as pessoas pensarem que tudo vai subir para sempre.

O Que é Euforia Na Bolsa De Valores

A Euforia é mais um dos sentimentos presentes nos investidores da Bolsa de Valores. Mais precisamente, ela é uma variação ainda mais forte do otimismo, sendo que acontece, geralmente, no momento em que as cotações das ações se descolam dos seus fundamentos.

Observando em uma perspectiva mundial, nota-se que principalmente nos Estados Unidos, as cotações das ações estão absurdamente esticadas, sugerindo que possa haver uma correção mais forte nos preços nos próximos meses, principalmente em razão de possíveis reviravoltas que possam acontecer (principalmente se Donald Trump continuar a usar o Twitter como vêm usando).

trump-twitter

Durante 2019, houve principalmente uma expansão de múltiplos no mercado americano, isto é, os preços das ações subiram mais que os lucros das respectivas empresas. Isso é relevante na medida que, no longo prazo, as cotações das ações seguem os lucros, também sugerindo que esse fator possa trazer uma correção em 2020.

Além disso, o Federal Reserve (o Banco Central Americano) está imprimindo dinheiro em uma velocidade nunca vista anteriormente, o que alguns especialistas afirmam que possa estar sustentando artificialmente o mercado de ações.

Sir John Templeton, um famoso investidor e banqueiro, tem uma frase bem famosa para descrever o papel das emoções dentro do mercado: “Mercados de Alta nascem no pessimismo, crescem no ceticismo, maturam no otimismo e morrem na euforia”.

O Mercado de Alta Americano nasceu no pessimismo, em 2009, logo após a Crise Financeira de 2008 abalar o sistema financeiro no mundo inteiro de uma forma que não acontecia há muito tempo.

Microsoft e Apple

Se quiser um exemplo de como as cotações estão esticadas hoje em dia, apenas os valores de mercado da Apple e da Microsoft somados são maiores do que todo o mercado de ações da Alemanha, um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo.

Como Se Expor Ao Mercado

A questão principal é: O Mercado Não Sobe Para Sempre

É típico e comum haver euforia quando o mercado encontra um topo (e corrige após), nessas horas, você começa a ouvir em conversas com amigos, com vizinhos e com várias outras pessoas que todos estão dentro ou querem entrar no mercado, achando que ele é maravilhoso e nunca vai despencar.

Vendo todo o otimismo, os analistas começam a refazer as suas projeções para o futuro próximo, já embutindo no preço que todas as incertezas vão sumir e tudo vai dar certo no final, o que faz com que encontrem ações ditas como “oportunidades” que no futuro vão se provar como grandes armadilhas.

Uma hora ou outra, as ações vão cair (e muito), em função de fatores específicos, que nenhum de nós pode prever exatamente qual será (mas que depois de acontecer vão parecer óbvios). Nessa hora vamos descobrir quem estava nadando pelado.

Muitas pessoas estão all-in em ações, apostando todas as suas fichas na Bolsa de Valores. Essas são as primeiras que perdem dinheiro. É praticamente uma forma de seleção natural.

No mercado existem 3 sentimentos principais: a dor de perder dinheiro, a alegria de ganhar dinheiro e a dor de não participar da festa.

Essa terceira é a pior de todas, é a que mais abala o psicológico e nos faz cometer um erro tosco, comprar ações caras nos topos (isso acontece até mesmo com que é experiente).

euforia-e-pessimismo-na-bolsa-de-valores
Emoções no Mercado

Ainda Existem Oportunidades?

Com certeza ainda existem algumas empresas com um futuro bastante promissor a preços atrativos, mas outras já tiveram as suas cotações totalmente descoladas dos fundamentos, baseadas apenas em expectativas.

Também já vejo várias pessoas no Twitter já afirmando que estão reduzindo a sua exposição em ações, embolsando uma parte dos lucros. No entanto, existem outras que estão começando a investir agora e quase nem sabem o que estão comprando.

Quem está comprando agora precisa estar ciente do que está fazendo e olhar bem para as empresas que está investindo, para não cair nas narrativas absurdas de crescimento que estão criando.

É preciso tomar MUITO cuidado, comprando quando todos estão com medo e vendendo quando todos estão eufóricos. Nesses momentos, ter uma boa Margem de Segurança é imprescindível.

O segredo é encontrar empresas com modelos de negócio excelentes e que negociem a preços razoáveis, assim, se houver uma queda brusca no mercado, nos sentiríamos confiantes em comprar mais.

Todas essas questões colaboram para criar um possível cenário positivo para o Investimento em Ouro nos próximos anos. A questão não é sair completamente das ações, mas sim saber se expor a qualquer tipo de cenário que venha a acontecer no mercado.

Ainda que a euforia contagiou a bolsa de valores, precisamos sempre esta atentos para não deixar dinheiro na mesa.

Aprenda de uma vez por todas TUDO o que você precisa saber para bater o Mercado, ganhando na alta e se protegendo durante as quedas (41 Segredos Para Se Tornar Um Investidor Completo).